Doenças de fígado em cães e gatos

Doenças de fígado em cães e gatos: quais as causas e como cuidar?

É uma grande alegria ver nossos amigões fortes e saudáveis, brincando pela casa, né? Mas se tem uma situação que leva toda a animação deles embora é quando surgem as doenças de fígado em cães e gatos. Responsável por funções vitais para o organismo, como a sintetização de proteínas e eliminação de toxinas, este órgão deve receber acompanhamento e cuidados constantes.

Como doenças hepáticas costumam ser frequentes em cachorros e gatos, preparamos este artigo para explicar quais são as principais causas, sintomas e também como ajudar seu amigão a ficar com o fígado em ótimo estado. Continue a leitura!

 

O que provoca esse tipo de doença e quais as mais comuns?

A própria alimentação do animal pode ser deficiente e aumentar as chances de problemas de fígado se desenvolverem devido à ausência de nutrientes específicos para o funcionamento adequado do organismo. Rações de baixa qualidade ou até mesmo comida humana podem ser os gatilhos para causar algum tipo de complicação no fígado de cães e gatos. Porém, existem outros motivos, são eles:

  • infecções por vírus ou bactéria;
  • intoxicação devido a algum medicamento ou ingestão de substâncias nocivas;
  • trauma (impacto, acidente);
  • má distribuição de sangue ao fígado com origem em doença cardíaca.

 

Doenças mais comuns

Hepatites tóxicas e medicamentosas: são causadas por envenenamentos, remédios ou intoxicações alimentares. Dependendo da dose do produto tóxico,  pode levar a óbito.

Tumores: acontecem com frequência em algumas raças com predisposição, como pastor alemão, labrador, rottweiler e poodle, e também em animais idosos. Em alguns casos, pode ser operado.

Hepatites infecciosas: a forma mais comum é a viral. Os filhotes são, normalmente, os mais suscetíveis. Outras doenças infecciosas, diferentes da hepatite, que acometem o fígado, podem ser prevenidas com vacinação. Como por exemplo, a leptospirose, uma das infecções hepáticas mais graves que acomete os cães e que pode ser transmitida para o homem.

Lipidose hepática: trata-se do acúmulo de gordura no fígado e é mais comum em gatos com sobrepeso ou que sofrem de anorexia.

Obstrução biliar: causada por pedras na vesícula biliar, normalmente, provoca retenção ou refluxo biliar. Na maioria dos casos, é acompanhada de pancreatite (inflamação do pâncreas), o que agrava o quadro e, se não tratada, pode levar à morte.  

 

Quais sintomas das doenças de fígado em cães e gatos?

Assim como em nós, humanos, o aspecto amarelado é um sinal de alerta que indica uma doença hepática. Isso acontece porque o processo de eliminação da bilirrubina – pigmento biliar – não acontece corretamente, fazendo com que se acumule nos tecidos e os deixe com tom amarelo.

Como esse é apenas um dos sintomas, você também deve se atentar aos outros fatores que podem se apresentar quando um cachorro ou gato está com uma doença no fígado: falta de apetite, aumento no consumo de água, urina escurecida, perda de peso e depressão. Se você notar um conjunto desses indícios, nada de pensar duas vezes, leve seu pet direto ao médico veterinário, combinado?

 

Como é feito o diagnóstico?

Para certificar-se das suspeitas de uma doença hepática nos cachorros e gatos, diversos procedimentos podem ser realizados pelo médico veterinário. Exames de sangue e urina, checagem de enzimas, radiografias e até biópsias estão entre a lista de análises que o veterinário poderá solicitar. Tudo para garantir que seu amigo de quatro patas possa receber o tratamento adequado e recuperar toda a vitalidade!

 

Como é o tratamento das doenças hepáticas em animais?

O fígado é o único órgão com capacidade de se regenerar completamente, sabia? Cães e gatos diagnosticados com algum tipo de doença hepática devem receber o tratamento para eliminar o agente causador, por exemplo, o vírus ou a bactéria responsável pela alteração; ou ainda contar com tratamentos que estimulem a reestruturação dos tecidos e funções. Consulte sempre um médico veterinário para que ele possa fazer um diagnóstico correto e prescrever o medicamento certo.

Uso de suplementos alimentares para bom funcionamento do fígado

Dependendo da gravidade e origem das doenças hepáticas, até mesmo com uma simples mudança alimentar é possível sanar o problema. Isso deverá ser recomendado somente por um médico veterinário qualificado, que também poderá indicar suplementos alimentares como forma de prover ao fígado do animal nutrientes necessários para melhorar o funcionamento, permitindo a correta metabolização de proteína, gorduras, açúcares e vitaminas.

É o caso do Hep-Vita, suplemento alimentar da Linha Nutricional da König. Com fácil aplicação em seringas de 15 e 30 gramas, cães e gatos com doenças no fígado estarão recebendo uma ampla variedade de vitaminas como A (retinol), C (ácido ascórbico) e E (tocoferol), além do Complexo B e substâncias muito importantes como probióticos e aminoácidos. O suplemento pode ser introduzido junto ao alimento ou também ministrado diretamente, já que possui palatabilidade agradável com aroma de leite.

 

Lembre-se: nada de ministrar medicamentos ou suplementos sem a recomendação de um especialista, pois isso poderá ser fatal para seu pet.

 

Agora que você entendeu mais sobre doenças de fígado em cães e gatos, que tal compartilhar este conteúdo para ajudar outros donos a cuidarem melhor de seus pets?

3 respostas
  1. Jefferson
    Jefferson says:

    Foi a melhor explicação, alem de simples e sinta me tirou muitas dúvidas, já tenho quase 24 hs que estou lendo informações, mais nenhuma foi tão resumida e esclarecedora e direta. Muito obg. Espero que meu felino Tico retorne logo pra casa com sua saúde restabelecida.

    Responder
  2. Gina Erthal
    Gina Erthal says:

    Essa página é bastante esclarecedora. Aqui pude compreender melhor a situação da minha gatinha, pois estava em dúvida quanto ao tratamento que o veterinário está fazendo. Agora eu sei que posso confiar.
    Obrigada 😸❤️💯

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.