Os benefícios do Ômega 3 e da nutrição clínica em cães e gatos idosos
Em artigo publicado na revista Veterinary & Science, a médica veterinária da König, Lívea Maria Gomes, mostra a importância da nutrição clínica em cães e gatos idosos e como uma alimentação balanceada pode favorecer um envelhecimento saudável. Entre as principais substâncias obtidas por meio da alimentação que atuam no cérebro tanto de humanos quanto dos pets e que auxiliam na questão da senilidade estão os ácidos graxos do tipo Ômega 3. Eles são componentes que constituem as membranas celulares e são precursores de uma variedade de substâncias reguladoras do organismo que agem nas sinapses do cérebro.
Com o envelhecimento, o nível de radicais livres no corpo aumenta e o estresse oxidativo causa danos às proteínas, lipídios e nucleotídeos que, por sua vez, desempenham um papel fundamental no funcionamento dos tecidos corporais e órgãos, inclusive do cérebro. Todo esse mecanismo que opera nos seres humanos acontece da mesma forma em cães e gatos. A nutrição adequada ao longo da vida, com nutrientes que atuam de maneira benéfica no corpo e nas suas funções, também ajuda a garantir que o processo de envelhecimento se desenvolva de um modo muito mais feliz e saudável nos companheiros de quatro patas.
No texto, a zootecnista aponta como necessária adotar uma estratégia multi-intervencionista, que envolva questões comportamentais, como exercício físico, enriquecimento social e enriquecimento cognitivo, e o fornecimento de uma alimentação saudável e balanceada, com antioxidantes (vitaminas C e E) e ácidos graxos do tipo Ômega 3. Assim, pode–se preservar e minimizar degenerações cerebrais em cães e gatos idosos. Para conferir o artigo completo, clique aqui e baixe em PDF.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!