Como saber se meu cão ou gato tem alguma doença hepática? Dica König

Como saber se meu cão ou gato tem alguma doença hepática?

Você sabia que a doença hepática é uma das cinco principais causas de morte de cães e gatos? E geralmente os sintomas são tão imperceptíveis que a doença só é diagnosticada em estágios mais avançados, o que dificulta o tratamento.

Para quem não sabe, a doença hepática afeta diretamente o fígado do animal, comprometendo muitas funções, uma vez que o fígado é responsável por remover substâncias tóxicas do sangue e armazenar vitaminas e minerais imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. Se você quer manter a saúde do seu animal ativa veja algumas dicas sobre como identificar o problema, principais causas e tratamento.

 

Falta de apetite pode ser um sintoma de doença hepática

Falta de apetite pode ser um sintoma de doença hepática

Como identificar?

Se você quer manter seu amigo de quatro patas sempre saudável é importante estar atento aos sintomas dessa doença. As mais comuns são: falta de apetite, perda de peso, vômito, diarreia, depressão, coloração amarelada das gengivas, olhos e pele, aumento do consumo de água, aumento da frequência urinária, escurecimento da urina e acumulação de líquido na barriga, que fica inchada. Esses sintomas estão relacionados com várias outras doenças, por este motivo, ao menor sinal de mais de um desses sintomas deve-se levar o animalzinho ao veterinário.

 

Causas mais comuns

Os problemas mais comuns que levam à doença hepática são as infecções por bactérias, parasitas ou vírus como vermes ou leptospirose, ingestão de substâncias nocivas como medicamentos, produtos químicos ou plantas tóxicas, traumas como atropelamento e outros acidentes e alterações na distribuição de sangue para o fígado, geralmente resultado de alguma doença cardíaca.

 

Tratamentos

Para melhorar a saúde hepática do seu peludo é importante realizar alterações na dieta, introduzindo nutrientes que facilitem a regeneração das células do fígado. A vitamina diária e suplemento podem ser úteis nesse sentido, colocando menos pressão sobre o fígado e mantendo-o mais saudável.

 

Um dos suplementos mais recomendados para tratar cães e gatos com doenças do fígado ou que fazem uso de medicação prolongada que sobrecarregam o fígado é o Hep VITA da König que é um suplemento alimentar destinado a estimular a função hepática por conter principalmente o extrato de cardo-mariano (SILIMARINA), além de conter aminoácidos, vitaminas e minerais importantes.

Sempre indispensável consultar um médico veterinário para uma orientação adequada, bem como realização de exames para diagnóstico.

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.